Home    ›    Como as nossas emoções podem afetar a saúde do organismo?
Psicologia

Como as nossas emoções podem afetar a saúde do organismo?

11/30/2022      Autor: grupodohrnii

Alegria, tristeza, medo, angústia, raiva. São muitas as emoções e sentimentos que nos acompanham todos os dias. Quem nunca teve uma noite ruim de sono porque estava ansioso para uma prova importante ou até mesmo teve uma forte dor de cabeça após passar por uma situação estressante? Esses são exemplos comuns de como as emoções podem afetar a nossa saúde física e a saúde do organismo como um todo.

Pensando nisso, preparamos este conteúdo para que você possa entender como as nossas emoções podem impactar positivamente ou negativamente na saúde do organismo e como compreender melhor algumas delas. Acompanhe!

Saúde do organismo e emoções: qual a relação?

Antes de tudo, é importante entendermos a diferença entre emoções e sentimentos. Enquanto as emoções costumam ser passageiras, os sentimentos costumam permanecer presentes em nossa vida por mais tempo. Por exemplo, uma emoção que seria a tristeza, quando frequente, pode transformar-se em um ou mais sentimentos como frustração, desânimo, solidão, desamparo, entre outros. 

No entanto, é importante prestar atenção, muitas vezes esses sentimentos constantes podem indicar alguma doença ou condição, como a depressão, por exemplo. Sendo assim, é sempre fundamental procurar um psicólogo ou psiquiatra ao notar qualquer sintoma constante que cause impactos ou prejuízos às suas emoções e ao seu dia a dia.

Um estudo com 700 pessoas realizado por pesquisadores da Universidade de Aalto, na Finlândia, mostrou que as emoções mais comuns dos seres humanos (alegria, tristeza, raiva, medo e ansiedade) desencadeiam sensações intensas em diversas partes do corpo. Além disso, os relatos de todos os sintomas e emoções eram muito parecidos.

Assim, as emoções podem ser tanto benéficas quanto prejudiciais fisicamente. Muitos problemas emocionais podem acabar originando não apenas em sentimentos ruins no dia a dia, mas também podem somatizar-se através de doenças cardiovasculares e doenças autoimunes ou causar reações fisiológicas como tremores, falta de ar, sudorese, taquicardia, boca seca, problemas digestivos, além da liberação de cortisol (o qual normalmente está associado às emoções).

Como as emoções influenciam fisiologicamente no nosso organismo?

Agora que você conseguiu entender melhor sobre como as emoções podem somatizar-se no nosso organismo causando uma série de consequências por meio de sintomas, reações físicas e até mesmo doenças no nosso corpo, vamos entender como isso ocorre de maneira fisiológica a seguir.

Antes de tudo, é importante entender que ao sentirmos qualquer tipo de emoção, seja positiva ou negativa, isso nunca é insignificante ou indiferente para o nosso organismo. As reações às emoções podem manifestar-se de diferentes maneiras como por exemplo:

  • Hormonais;
  • Viscerais;
  • Respiratórias;
  • Cardiovasculares;
  • Gástricas;
  • No sistema imunológico.

Quando nos sentimos “bloqueados” ou acuados e angustiados em determinada situação, os corticosteroides, produzidos pela glândulas suprarrenais, costumam ser secretados em maiores quantidades, por exemplo. 

Esse grupo de substâncias pode afetar a produção de outros hormônios responsáveis por alterar o metabolismo do açúcar e aumentar a tensão arterial, podendo criar uma predisposição para a diabetes.

Já quando falamos do cortisol, popularmente conhecido como hormônio do estresse, ele tem a capacidade de alterar a produção de citocinas, substâncias que fazem parte do sistema imunológico, enfraquecendo, assim, as defesas do organismo, e fazendo com que o indivíduo fique doente com maior frequência.

A importância da psicoterapia no gerenciamento das emoções

Gerenciar as emoções e ter uma boa capacidade de autoconhecimento, são fatores que auxiliam o indivíduo a possuir mais recursos para enfrentar as situações do dia a dia. Por isso, a psicoterapia é o tratamento mais indicado no que diz respeito às emoções e aos cuidados com a saúde mental.

Não existem restrições quanto a quem pode ou não realizar psicoterapia. É um tratamento indicado para todas as idades e que pode fazer toda a diferença no dia a dia. 

Leia também: Psicólogo em Belo Horizonte: como escolher o profissional mais adequado? (inserir link após publicação do blog).

Gerenciar as nossas emoções é fundamental para que possamos viver de maneira mais saudável e para o manejo da saúde do organismo como um todo. Ao notar qualquer sinal de alguma alteração ou problema emocional, procure ajuda profissional. 

Conte com a Dohrnii

A clínica Dohrnii é composta por uma equipe multidisciplinar e qualificada na realização de  diagnósticos, tratamentos e abordagens clínicas, de forma íntegra e humanizada, prezando sempre pelo conforto e bem-estar dos pacientes.

Para agendar uma consulta, entre em contato conosco através do nosso telefone/whatsapp: (31) 2118 1997 ou clique aqui

Realize seu
agendamento online

Aqui na Dohrnii também prezamos pela praticidade! Por isso, se preferir, você também pode realizar a sua consulta de forma online.

Agendar Consulta
Realize seu agendamento online Realize seu agendamento online

Últimos posts

Deixe seu e-mail e fique por dentro de nossas novidades e promoções

Agendar Consulta