A pele é o maior órgão do corpo humano. Além de preservar e proteger os órgãos internos, também auxilia na regulação da nossa temperatura corporal, entre outras funções fundamentais. O dermatologista é o profissional responsável por diagnosticar, tratar, prevenir e tratar lesões e doenças relacionadas à pele, assim como seus anexos como unhas, pelos, cabelos e mucosas.
Neste conteúdo, você irá entender o que faz e quando procurar um dermatologista. Boa leitura!
Como funciona a consulta com o dermatologista?
A consulta com dermatologista pode ter tanto caráter preventivo quanto para acompanhamento de um tratamento específico. No primeiro caso, o atendimento tem como objetivo orientar o paciente sobre quais hábitos tomar para cuidar melhor da saúde da pele, unhas e cabelos, de forma a prevenir doenças ou até mesmo complicações de quadros presentes.
Em casos de questões patológicas, o dermatologista será responsável por realizar um estudo e uma anamnese completa, associando-os às queixas e ao estilo de vida do paciente. Em alguns casos, pode ser realizado um exame físico da pele.
Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), há cerca de 3 mil doenças dermatológicas que afetam crianças, idosos e adultos.
Principais doenças tratadas pelo dermatologista
O dermatologista é um profissional muito procurado por diferentes motivos: desde para minimizar sinais de envelhecimento e motivos estéticos, até para a remoção de possíveis sinais ou manchas que possam transformar-se em algo mais grave, como um câncer de pele, por exemplo.
Veja a seguir algumas das principais doenças tratadas pelos dermatologistas.
Acne
Mais popularmente conhecida como “espinha”, a acne é um problema dermatológico frequente, especialmente durante a adolescência, fase da puberdade.
Além do tratamento da acne em si, o dermatologista também pode tratar as lesões e cicatrizes ocasionadas pela doença.
Alergias
As alergias de pele são comuns e podem ser ocasionadas por diferentes motivos. No geral, os sintomas incluem coceira, vermelhidão e a formação de pequenas vesículas.
Entre os tipos mais comuns de alergia, encontram-se: dermatite atópica, disidrose, eczema e dermatite de contato.
Unhas fracas ou manchadas
Unhas frágeis e quebradiças que descamam com frequência podem indicar desde dermatite de contato, até uma deficiência nutricional, micoses, anemia, tireoide, entre outros.
Queda de cabelo
Essa é uma das queixas mais comuns em consultórios dermatológicos, e pode estar relacionada a diferentes fatores, como:
- estresse;
- ansiedade;
- doenças sistêmicas;
- desequilíbrios hormonais.
No geral, a principal causa da queda de cabelo é a alopecia androgênica (ou calvície) e alopecia areata.
Quanto mais cedo o problema for diagnosticado, mais sucesso terá o tratamento. Atualmente, há técnicas modernas, seguras e eficazes para tratar a queda de cabelo e recuperar os fios já perdidos.
Rosácea
A rosácea é uma doença crônica que apresenta sintomas como vermelhidão, pele seca e pápulas, que são rubores repentinos.
É necessário cuidados ao longo de toda a vida, incluindo o uso de cremes e sabonetes recomendados pelo dermatologista e medicamentos, quando necessário e orientados pelo médico.
Hiperhidrose
A hiperhidrose, popularmente conhecida como excesso de suor, pode prejudicar o bem-estar e qualidade de vida do paciente.
As áreas do corpo mais afetadas são as axilas, as mãos e os pés. O tratamento é simples e inclui medicações tópicas e sistêmicas.
Manchas e sinais suspeitos
Grande parte dos sinais e manchas do nosso corpo costumam ser benignos. No entanto, em caso de suspeitas, apenas um dermatologista pode descartar o risco de malignidade de um sinal que está apresentando alteração de cor ou tamanho.
Esperamos ter te ajudado a entender melhor sobre as áreas de atuação de um dermatologista e em quais situações é importante procurar esse profissional.
Gostou deste post? Não deixe de acompanhar o nosso blog e mantenha-se atualizado nos nossos conteúdos!
Conte com a Dohrnii
A clínica Dohrnii é composta por uma equipe multidisciplinar e qualificada na realização de diagnósticos, tratamentos e abordagens clínicas, de forma íntegra e humanizada, prezando sempre pelo conforto e bem-estar dos pacientes.
Para agendar uma consulta, entre em contato conosco através do nosso telefone/whatsapp:(31) 2118 1997 ou clique aqui.