Também conhecida como medicina esportiva, a medicina do esporte é uma modalidade que está em constante crescimento no Brasil. Ao contrário do que muitos pensam, essa especialidade não se limita apenas a atletas e clubes de esportes, mas também é uma grande aliada de outras áreas, como cardiologia, geriatria e reumatologia.
Neste conteúdo, explicamos o que é a medicina do esporte e suas principais indicações e objetivos. Acompanhe!
O que é a medicina do esporte?
A medicina do esporte é a especialidade médica responsável por estudar a influência dos exercícios físicos na saúde das pessoas, sendo elas atletas ou não. A partir disso, é possível prevenir e reabilitar lesões, atuar na melhora de performance e rendimentos para praticantes de atividades físicas, sejam eles profissionais ou amadores.
No caso da lesão de um paciente, por exemplo, o médico do esporte irá orientar uma atividade ou técnica adaptada para evitar que o problema progrida para quadros mais graves. Durante a prática de exercícios, o médico também avalia o desempenho do paciente, em quais pontos apresentou melhora, a circulação, a capacidade de esforço do coração e o metabolismo.
Assim, o foco é a saúde do paciente como um todo, tendo o exercício físico e o esporte como ferramentas aliadas à qualidade de vida e desempenho nas atividades físicas.
Origem da medicina do esporte
A medicina do esporte foi desenvolvida na década de 40 na Itália e Alemanha. Na Itália, os aspectos cardiológicos eram o foco. Já na Alemanha, era avaliada a área da fisiologia na avaliação da intensidade do treinamento competitivo.
No Brasil, a medicina do esporte foi oficialmente implantada em 1962, através da Sociedade Brasileira do Exercício e do Esporte e com apoio da Federação Internacional de Medicina do Esporte (FIMS), com um foco maior no desenvolvimento da traumatologia esportiva até que pudesse se expandir para demais áreas.
A primeira publicação em Medicina Esportiva no país foi em 1978, com o livro de Fisiologia Esportiva do professor Mário de Carvalho Pini, pai da Medicina Esportiva brasileira.
O que faz um médico do esporte?
Um médico do esporte atua de forma ampla, tendo como foco a fisiologia do exercício e nutrição esportiva, prevenindo e reabilitando diversos problemas de saúde, e melhorando o desenvolvimento de pacientes envolvidos em práticas esportivas ou atividades físicas.
Com os constantes avanços na área, são aplicadas técnicas e tratamentos individualizados. O médico do esporte pode ainda:
- Requisitar exames clínicos e laboratoriais;
- Realizar análise de desempenho físico;
- Propor programas de exercícios físicos;
- Coordenar equipes de saúde esportiva;
- Acompanhamento e orientação de atletas.
- Avaliação física e nutricional de praticantes de atividades físicas.
- Reposições nutricionais e suplementações visando melhora de desempenho e de saúde.
Quando procurar um médico do esporte?
O médico do esporte não trata apenas lesões, mas também atua na prevenção e acompanhamento preventivo de atletas e demais pacientes. À medida que possam surgir determinados sintomas, o especialista pode interferir na recuperação, prevenindo maiores riscos da lesão atingir um grau mais elevado.
Assim, é possível procurar um médico do esporte em diferentes situações, como:
- Realização de um check-up da saúde;
- Quando iniciar a prática de uma atividade física;
- Quando sentir algum sintoma durante a prática de atividade física, como dor na articulações;
- Prevenção e tratamento de lesões ortopédicas;
- Melhora do desempenho esportivo.
Por fim, além de prevenir lesões e patologias e auxiliar na execução de exercícios, a medicina do esporte também serve como uma excelente aliada no processo de qualidade de vida e bom funcionamento da saúde e organismo como um todo.
Conte com a Dohrnii
A clínica Dohrnii é composta por uma equipe multidisciplinar e qualificada na realização de diagnósticos, tratamentos e abordagens clínicas, de forma íntegra e humanizada, prezando sempre pelo conforto e bem-estar dos pacientes.
Para agendar uma consulta, entre em contato conosco através do nosso telefone/whatsapp:(31) 2118 1997 ou clique aqui.